15/07/2021

Infiltração em condomínio: como identificar e quais as principais causas?


Compartilhe:

A infiltração costuma ser um dos problemas mais comuns em edifícios, e estão entre as principais causas de avarias em estruturas de concreto. Quando não solucionada prontamente e de forma adequada, além da estética pode trazer diversos riscos à segurança das pessoas que frequentam esse ambiente, sem falar nos prejuízos incalculáveis à estrutura. 

Em edificações residenciais e comerciais, as infiltrações geralmente surgem em: lajes de concreto, áreas de cobertura, garagens subterrâneas, reservatórios e poços de elevador, porém, estes locais não são os únicos.

É sempre difícil prever onde e quando uma infiltração poderá aparecer, isso porque, as causas deste problema são variadas, porém a razão é sempre a mesma: água da chuva, que permeia a estrutura deixando a região úmida, desencadeando vários problemas além dos famosos pingamentos , além de corrosão das armaduras entre outros. Por essa razão, é fundamental identificar o problema e resolver imediatamente.

Para entender melhor essa situação e descobrir como solucionar este problema, continue com a gente!

Como identificar sinais de infiltração?

As infiltrações comprometem a integridade da estrutura e trazem uma série de problemas para o condomínio. Por isso, é de extrema importância que o síndico esteja atento aos sinais que indicam a possível chance de infiltração, como:

  • Manchas escuras ou fissuras; 
  • Formação de Estalactites;
  • Corrosão das armaduras/ferragens;
  • Gotejamentos;
  • Desplacamento do concreto;
  • Formação de bolor;
  • Deterioração da pintura ou revestimentos;
  • Curto circuitos em instalações elétricos;
  • Azulejos ou pisos soltos;

Como você pôde perceber, detectar uma infiltração não é uma tarefa muito complicada, requer basicamente um pouco de atenção. É preciso sempre observar os primeiros indícios de infiltração e tentar identificar a causa, para ser tratada e eliminada com soluções definitivas.

O que pode causar uma infiltração?

Alguns fatores podem causar uma infiltração em estruturas de concreto, sejam eles relacionados a causas internas como falhas construtivas, falhas e degradação da impermeabilização ou a causas externas como ação de elementos da natureza, sobrecarga, perfurações indevidas e manutenções inadequadas.

Conheça agora:

Aparecimento de Fissuras: com o passar do tempo, a estrutura pode sofrer fissuras, causadas por falhas construtivas, retração do concreto, variação térmica ou devido à movimentação da estrutura, provocada por assentamento das fundações. Essas fissuras facilitam a passagem da água da chuva para o interior estrutura de concreto, tornando-se pontos de infiltrações que precisam ser tratadas.

Falha na impermeabilização da estrutura: ainda na etapa de construção é muito importante o projeto e execução adequada da impermeabilização no qual serão definidos os serviços a serem executados, os produtos específicos, com o objetivo de proteger o empreendimento contra a ação prejudicial da água. Falhas no projeto e na execução da impermeabilização ou manutenção inadequadas resultará em lajes mais vulneráveis a infiltração da água, causando diversos danos à estrutura .

Umidade ascendente por capilaridade: se trata da umidade vinda do solo. Devido a impermeabilização inadequada dos alicerces e fundação de uma estrutura, a umidade presente no solo é capaz de penetrar nos poros do concreto infiltrando-se por meio de capilaridade, danificando os rodapés das paredes do empreendimento e permitindo que atinja o interior das edificações.

Encontrar a causa da infiltração é fundamental, pois, somente assim, é possível reparar e evitar que o problema volte a ocorrer.

Resolvendo o problema!

Sempre que aparecem os sinais de infiltração, surge a dúvida para o síndico: o que preciso fazer? E nós temos a solução. 

A Vedasempre oferece uma solução definitiva para o tratamento de infiltrações: o método de Injeção Química Capilar Forçada -ICQF®, elimina infiltrações, selando e impermeabilizando estruturas de concreto, sem quebra-quebra e sem entulhos, evitando a deterioração e a degradação da estrutura.

Isso porque, desenvolvemos Gel vinílico INJECT MAX EL, que quando injetado atinge a origem da infiltração, selando e impermeabilizando fissuras, trincas e diversas patologias do concreto. Ao final do processo, a região tratada ficará totalmente seca e protegida, impedindo definitivamente que a água volte a ingressar nessa região da estrutura.
Solicite agora uma vistoria no seu condomínio! Preserve e proteja o seu empreendimento.

Atendemos em todo o Brasil!
Para acompanhar as novidades e saber mais sobre nossos serviços, siga a VedaSempre nas redes sociais!
 

Newsletter Cadastre seu e-mail