09/06/2021

Guia prático para síndicos: como agir em caso de infiltração no condomínio


Compartilhe:

Para o síndico executar a sua função de forma correta é preciso ter muita responsabilidade e preparo. Principalmente quando aparecem adversidades que colocam em risco a estrutura do condomínio e o bem-estar dos moradores, como é o caso das infiltrações de água

Além de prejudicar o aspecto visual da edificação, infiltrações podem trazer sérios problemas para a estrutura do prédio e acarretar desentendimentos entre condôminos, quando acontecem entre apartamentos. Por conta disso, esse problema demanda uma resposta rápida e resolutiva do gestor do condomínio.

Em casos de infiltrações nas áreas privativas do condomínio, é responsabilidade do síndico cobrar ao responsável o conserto. Já quando a infiltração ocorre em áreas comuns, o síndico precisa pôr a mão na massa e buscar a melhor forma para resolver.

Mas não se preocupe, estamos aqui para te auxiliar a solucionar todo esse transtorno de forma ágil, profissional e segura!

Confira o passo a passo abaixo:

 

Identificando o problema

Não espere algum morador reclamar, tome uma atitude!

Normalmente uma infiltração passa a ser identificada depois que já aconteceu, ou seja, pelo aparecimento de manchas, mofo ou umidade no local atingido. Por isso é fundamental que o síndico esteja atento a toda a estrutura do condomínio, para assim que notar indícios de infiltração, agir! 

Geralmente, as infiltrações surgem por: falha ou falta de impermeabilização da estrutura de concreto, variações térmicas, condensação de água nas extremidades da estrutura e infiltração da água da chuva em paredes externas.

Neste cenário, é de extrema importância que o síndico fique atento a todo sinal de: manchas escuras ou rachaduras em tetos e paredes; surgimento de mofo; pintura descascada e umidade anormal. Principalmente em locais como: garagens, lajes, poços de elevador, caixas d'água e reservatórios.

 

Isolando a área afetada

Depois de identificar o local e a causa da infiltração, o mais prudente a se fazer é isolar a área até que o conserto seja executado!

Em caso de infiltrações em garagens ou lajes, a água passa a carregar com ela sais minerais do concreto, que quando entram em contato com a lataria do carro e outros materiais, podem causar danos e prejuízos indesejáveis.

Para casos onde há infiltração em ambientes internos, com a presença de móveis, também aconselhamos que a área seja isolada para garantir que não haja contato direto entre a infiltração e os móveis do local.

 

Buscando ajuda profissional

Problemas relacionados à infiltração necessitam de atenção, agilidade e assistência profissional. Isso porque, a demora para resolver o problema e o uso de mão de obra sem especialização podem causar maiores danos à estrutura e mais dores de cabeça para moradores e síndicos. 

Dessa maneira, é essencial que a equipe de gestores do condomínio busque empresas especializadas, com boas referências e anos de experiência de mercado que possam dar garantia dos serviços prestados. 

Embora essas ações devam partir da equipe gestora, os moradores do condomínio podem e devem fazer sua parte, cobrando nas reuniões que seja dada atenção para essa parte estrutural.

Dê preferência para empresas que trabalham com tecnologias mais avançadas e que possam oferecer durabilidade e qualidade de serviço.

 

Guia completo para Síndicos: Tratamento de infiltrações em condomínios

Separamos um material exclusivo com um conteúdo mais aprofundado sobre o tratamento de infiltrações em condomínios. Quer ler mais sobre o tema? Adquira já o nosso eBook Guia Completo para Síndicos:Tratamento de infiltrações em condomínios. 

 

Solução Vedasempre

A Vedasempre oferece uma solução inovadora para o tratamento de infiltrações: o método de Injeção Química Capilar Forçada (ICQF®), que elimina infiltrações em estruturas de concreto sem quebra-quebra e sem entulhos, através da injeção do nosso gel vinílico Inject Max EL.

Saiba mais sobre nossos serviços, visitando o site e seguindo a gente nas redes sociais!

 

 

Newsletter Cadastre seu e-mail