03/08/2021

Garagem de condomínio com infiltração: o que fazer?


Compartilhe:

Um dos fatores que definem a decisão de compra de um imóvel em condomínio é sobre as suas condições estruturais e manutenções de toda a sua edificação, incluindo a área da garagem. 

Muito se é observado sobre monitoramento contra os efeitos das infiltrações em garagens de condomínio, sendo uma das principais precauções a serem tomadas pelos síndicos responsáveis. 

Além de desvalorizar esteticamente o condomínio em si, as infiltrações apresentam riscos que podem trazer prejuízos indesejáveis para os moradores, além de sérios danos à edificação.

Causas de infiltrações em Garagens

A infiltração em garagem surge principalmente devido à falhas de degradação da impermeabilização e fissuração da estrutura, permitindo que o concreto entre em contato direto e constante com a água em dias chuvosos, e por isso, deve-se tomar os devidos cuidados para evitar este tipo de situação.

As infiltrações provocam a corrosão das armaduras e o desplacamento do concreto, reduzindo a vida útil do empreendimento. Além de oferecer riscos à saúde daqueles que transitam no local.

Mesmo em casos que pareçam ser inofensivos inicialmente, as goteiras e as famosas estalactites também podem danificar a pintura de veículos dos moradores.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenção em casos de infiltração, é realizando o processo de impermeabilização. Porém, os métodos tradicionais feitos durante o processo trazem consigo alguns custos adicionais que são desnecessários.   

Muitas vezes decide-se por substituir a manta. Esta solução, além do seu alto custo e ser destrutiva, conta com as longas interdições, ruídos sonoros, poeira, entulho e todos os transtornos causados por esse tipo de obra.

Tecnologia em Impermeabilização por injeção

Em 1999, foi desenvolvido pela VEDASEMPRE , um sistema exclusivo para tratar infiltrações através do método de injeção ICQF®. Esta tecnologia oferece o que há de mais sustentável e inovador em tratamento de infiltrações para condomínio sem quebras.

O método de injeção ICQF® consiste na injeção, debaixo para cima, do Gel Vinílico Inject Max EL. Uma vez o produto injetado sob pressão, devido a sua baixa viscosidade similar à água, irá percorrer o caminho inverso ao da infiltração, possibilitando penetrar nas menores fissuras capilares, chegando até a origem da infiltração. 

O gel vinílico, desenvolvido e fabricado pela Vedasempre, é hidroexpansivo, de excelente elasticidade e aderência, protegendo o local sem desprender-se da estrutura.

Conclusão

Infiltrações em garagem são comuns e exigem bastante cautela em seu processo de impermeabilização. Todo síndico tem a obrigação de fiscalizar e monitorar a estrutura de concreto, não só da garagem, como também de todas as áreas do condomínio.

Os métodos tradicionais muitas vezes podem custar caro, pois apresentam uma promessa que apesar de solucionar a infiltração momentaneamente e não resolver em definitivo o seu problema.

Com a VEDASEMPRE, o processo de impermeabilização é executado de forma ágil e segura em questão de minutos. Além disso, oferecemos vistoria pós obra nos 6 meses e uma garantia de até 15 anos em nossos serviços.

Quer saber mais? Agende uma vistoria com um de nossos especialistas e traga mais segurança para o seu condomínio.

Newsletter Cadastre seu e-mail