27/07/2021

Como tratar de trincas com infiltração e eliminar estalactites em garagens


Compartilhe:

Uma situação bastante frequente em garagens de condomínio é o surgimento de trincas, também chamadas de fissuras, que permitem a passagem de água para o interior das estruturas de concreto, aparecendo as famosas infiltrações de água e consequente formação das estalactites nas lajes de garagens.

Em estudo realizado pela Vedasempre, 84% das infiltrações em condomínios residenciais e comerciais manifestam-se nas garagens subterrâneas, principalmente no 1º subsolo.

É necessário tomar as devidas precauções de forma antecipada para evitar que este tipo de ocorrência aconteça na garagem de seu condomínio, que além da estética, poderá trazer diversos riscos à segurança das pessoas que frequentam esse ambiente, danos à pintura dos veículos e sem falar nos prejuízos incalculáveis à estrutura. 

Por essa razão, iremos orientá-lo sobre um método de selamento de trincas para eliminar de forma rápida e eficaz as infiltrações e estalactites em garagens, evitando assim acidentes e danos estruturais em seu condomínio. 

Origem e riscos 

É inevitável que com o passar do tempo, nas estruturas de concreto comecem a aparecer trincas. Em sua grande maioria, elas são causadas por falhas construtivas, retração do concreto, variação térmica ou devido à movimentação da estrutura, provocada por assentamento das fundações. Essas trincas/fissuras facilitam a passagem da água da chuva para o interior da estrutura, tornando-se pontos de infiltrações que precisam ser tratadas.

A estalactites são formadas pela ação da água que penetra na estrutura do concreto, transportando os sais, como o carbonato de cálcio, até a superfície externa do concreto. É importante ressaltar que além de acentuar a corrosão das armaduras e desplacamento do concreto, o líquido que pinga das estalactites possui um pH muito elevado podendo manchar e correr a pinturas dos veículos, gerando prejuízos para o condomínio e seus moradores.

Uma edificação devidamente impermeabilizada é fundamental para evitar que surjam infiltrações em subsolos e garagens, minimizando o aparecimento de fissuras, formação de bolores, eflorescência, carbonatação, corrosão das armaduras, estalactites e consequência degradação das estruturas. 

Solução para tratar trincas e eliminar formação de estalactites

Toda trinca/fissura deverá ser tratada e selada para garantir maior segurança e durabilidade das estruturas de concreto, eliminando assim a passagem de água e consequentemente o surgimento de estalactites.

Existem métodos tradicionais de impermeabilização como a troca de toda a manta, que além do seu alto custo, conta com os transtornos decorrentes de longas interdições, ruído, poeira e entulho.

Na maioria das vezes, a garagem apresenta algumas trincas com pontos de infiltração e o revestimento do térreo está em boas condições. Neste caso, é economicamente inviável realizar uma nova impermeabilização, e muito menos se recomenda substituir a manta parcialmente.

O sistema mais utilizado para tratar e selar trincas é o método de Injeção ICQF® - Injeção Capilar Química Forçada, processo não destrutivo, que irá eliminar infiltrações de uma forma eficaz, rápida e segura. 

O método consiste na injeção, de baixo para cima, do Gel Vinilico Inject Max EL, um produto de base vinílica, desenvolvido e fabricado pela Vedasempre

Uma vez o produto injetado sob pressão, devido a sua baixa viscosidade similar à água, irá percorrer o caminho inverso ao da infiltração, possibilitando penetrar nas menores fissuras capilares, chegando até a origem da infiltração. 

Ao final do processo, a região tratada ficará totalmente seca e livre de infiltrações, impedindo definitivamente que a água volte a ingressar nessa região, eliminando a formação das estalactites e minimizando os danos à estrutura.

A tecnologia desenvolvida pela Vedasempre já eliminou infiltrações em mais de 4 mil condomínios em todo o Brasil, trazendo satisfação em 100% destes casos. 

Além disso, ao solicitar o serviço com um de nossos especialistas, o contratante adquire uma garantia de até 15 anos, a depender da realização da nossa vistoria diagnóstica que irá identificar a causa e a origem da infiltração e a viabilidade técnica na utilização do método de injeção ICQF®.

Evite aborrecimentos e preocupações entre os condôminos, evitando gastos desnecessários e a desvalorização do empreendimento. Ofereça eficiência, confiança e mais segurança para seu condomínio, contratando uma empresa com Know-How de mais de 20 anos tratando infiltrações em condomínios residências e comerciais.

Hoje a Vedasempre atende em diversos estados do Brasil, entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Trazendo satisfação em 100% dos casos atendidos. 

Ficou interessado pelos nossos serviços? Não deixe de solicitar uma vistoria técnica com um de nossos aplicadores credenciados.

Newsletter Cadastre seu e-mail